segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O regresso dos Campeões - 3. Alan Jones

Prosseguindo a série do regresso dos campeões à Formula 1, nesta contagem decrescente até ao dia 23 de Agosto, altura em que Michael Schumacher regressa à Formula 1, falo hoje de Alan Jones, o piloto australiano da Williams que em 1981 decidiu abandonar a competição.





Jones retirou-se em grande, ao ganhar o último Grande Prémio da época, corrido no parque de estacionamento do Ceasar's Palace, e vendo o seu rival (e companheiro de equipa) Carlos Reutmann a perder o título a favor de Nelson Piquet. Feliz da vida, Jones voltou para a Austrália onde ao fim de algum tempo começou a mostrar-se aborrecido. Nesse ano foi correr no Campeonato Australiano de GT, num Porsche 935, onde em nove corridas, ganhou.. nove vezes.

Em 1983, foi tentado por um convite da Arrows para correr em Long Beach, num regresso à Formula 1 que poderia ser permanente. Mas Jones tinha ganhado imenso peso (tinha 93 quilos quando pegou no carro) e estava nitidamente em fora de forma. Apesar de se qualificar numa respeitável 12ª posição, Jones retirou-se na volta 58, devido à sua deficiente condição fisica.

Jones não pensou mais em Formula 1 até meados de 1984, quando aos 38 anos, foi contactado por Carl Haas e Teddy Mayer para que se juntasse no projecto Beatrice, que usaria chassis Lola, na tentativa de construir uma equipa americana de Formula 1, com motores Ford Cosworth Turbo. Jones ajudou no desenvolvimento do projecto e correu no carro na primeira prova em que participaram, o GP de Itália de 1985. Devido ao atraso na conclusão dos motores Ford Turbo, foram correr com os Hart. Nesta corrida, Jones partiu da 25ª posição e somente fez seis voltas.


Depois disso, Jones correu as três últimas provas do ano, sem sequer concluir qualquer corrida.

A temporada de 1986 correu melhor, com Jones a ter como companheiro de equipa o francês Patrick Tambay. Ambos veteranos, com larga experiência em desenvolver carros, esperava-se que pudessem ajudar neste projecto. De facto, Jones não se portou mal, conseguindo como melhor resultado um quarto lugar em Zeltweg, mas desde o inicio do ano que a Beatrice tinha retirado o seu apoio à equipa, e esta somente correu até ao final do ano. Após isso, Jones voltou definitivamente para a Austrália.

A sua carreira no regresso à Formula 1: 21 Grandes Prémios, em três temporadas (1983, 1985-86), quatro pontos.

Sem comentários: