sábado, 20 de novembro de 2010

Stefan Bellof, descrevendo a curva onde iria morrer



Não sei se já meti este video. Se não, o minimo que posso dizer que é uma ironia. Seria como se apanhassemos Ayrton Senna no fim de semana de Imola a descrever como fazer a Curva Tamburello e a Villeneuve, naqueles três dias de 1994. Mas também, a Eau Rouge não é uma curva qualquer, não é verdade?

Mas a ironia não foi só na descrição da curva em si. Subentende-se que fazê-lo de forma perfeita é um desafio, e aquilo que depois iria fazer no dia seguinte, na corrida, ia contra todas as regras do bom senso. Algum tempo depois da sua morte, Derek Bell, um dos seus companheiros na equipa oficial da Porsche, criticaria Stefan Bellof pela falta de disciplina tática e a falta de paciência para esperar pelo momento certo. O seu acidente mortal é uma combinação das duas coisas, para além do azar de ter batido em frente às barreiras de protecção.

Mas aparte as criticas, este é um bom dia para lembrar alguém que foi chamado de "rei do Nordschleife" e que caso tivesse vivido para além de 1985, poderia ter antecipado a onda alemã na Formula 1, que veio com Michael Schumacher, cuja carreira começou seis anos mais tarde, neste mesmo circuito.

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