terça-feira, 20 de setembro de 2011

O símbolo de uma era

Um dia, começarão a ser escritos "livros a sério" sobre a era Turbo ou sobre a temporada de 1986. E em qualquer um desses livros, esta deverá ser das imagens mais colocadas, pois é um símbolo, um ícone desse tempo. Isso e o motor que a fez: o 1.5 litros Turbo desenhado pela Renault e introduzido pela primeira vez no Grande Prémio da Grã-Bretanha, a 15 de julho de 1977, no circuito de Silverstone.

Claro, toda esta fotografia, tirada no final de semana do Grande Prémio de Portugal de 1986 - faz hoje 25 anos - foi uma maquinação saída da mente de Bernie Ecclestone que, sempre ansioso para colocar a Formula 1 no centro do Universo, achou por bem fazer uma fotografia dos quatro candidatos ao título daquela altura, a apenas três provas do final. E - como costumam ter as pessoas com grande instinto - sabia que isto iria ter repercussões a nivel mundial. E teve.
Da esquerda para a direita: Ayrton Senna, na sua Lotus-Renault, Alain Prost, no seu McLaren-TAG Porsche, Nigel Mansell e Nelson Piquet, nos seus Williams-Honda. E a fotografia foi coreografada de forma a que nenhum deles ficasse ao lado de outro que não gramasse muito. como Senna e Piquet não se davam bem, ficaram cada um na sua ponta. Mas Mansell e Piquet ficaram juntos, não evitando os sorrisos provavelmente amarelos.

A História demonstrou como é que terminou essa temporada. Senna, que tinha feito momentos antes a pole-position, perdeu no dia seguinte as suas já fracas hipóteses do título quando ficou sem gasolina na última volta, acabando no quarto posto. E mês e meio depois, em Adelaide, na Austrália, o pneu traseiro esquerdo de Nigel Mansell explodiu em plena reta Brabham e deu a Alain Prost aquele que deve ter sido o mais improvável dos seus quatro títulos.

Mas o mais engraçado é que nos anos a seguir, houve zangas entre tudo e todos. E a sombra desses quatro pilotos pairou até 1994, apesar do fogacho de Mansell no ano seguinte.

Anos depois, Bernie Ecclestone tentou repetir a gracinha. Em 2010, no ano em que a Formula 1 chegou à Coreia do Sul, o Tio Bernie decidiu puxar pela memória e fazer nova foto com os então cinco candidatos ao título: Sebastian Vettel, Mark Webber, Lewis Hamilton, Jenson Button e Fernando Alonso. E claro, teve impacto, mas não tanto como o daquele dia de final de verão, num circuito dos arredores de Lisboa.

Sem comentários: