sábado, 27 de outubro de 2012

Menosprezo, frustração ou ciúme, Fernando Alonso?

Com a qualificação do GP da India a revelar, mais do que uma "pole-position" de Sebastian Vettel e o receio de amanhã ser um "passeio no parque" por parte do piloto alemão, que o poderá colocar no caminho de um terceiro título mundial, o seu maior rival nessa luta, Fernando Alonso, parece não ter munições para o parar nesta escalada quase imparável, agora que faltam "três corridas e meia" para o final da temporada. E já manifesta esta frustração às câmaras.

Logo a seguir à qualificação indiana, onde irá partir da quinta posição da grelha de partida,  Alonso afirmou em declarações à televisão espanhola Antena 3, que luta não contra o piloto, mas sim contra o carro: "Neste momento, não lutamos contra Vettel, contra ele lutávamos quando todos tínhamos mais ou menos os carros idênticos durante todo o campeonato. Até aí, liderávamos o campeonato. Agora, lutamos contra o Adrian Newey e neste momento não podemos fazer nada contra ele", assumiu o piloto da Ferrari.

"Obviamente que tentaremos ficar à frente do Vettel, seria esse o objetivo. Mas, têm um carro que tem feito primeiro e segundo nas últimas três ou quatro corridas de forma consecutiva, pelo que é impossível lutar contra algo assim. Mas não estou preocupado, porque as coisas podem mudar rapidamente e é preciso conter a alegria dos sábados porque nos domingos pode mudar", acrescentou.

As declarações de Fernando Alonso deram algum brado na Twitterlândia, após a qualificação, onde por um lado os alonsistas deram razão ao seu ídolo, afirmando que Vettel tem uma "vantagem injusta" porque tem um projetista que faz grandes carros, mas por outro lado, muita gente classificou as suas declarações como mais uma manifestação do seu mau perder, especialmente quando a equipa já não lhe dá o carro que deseja ter, mesmo que toda a sua equipa já se orbita à sua volta, qual Sol à volta dos planetas.

Uma coisa é certa: Alonso deseja menosprezar Vettel, diminuindo a sua importância nas vitórias que tem alcançado até agora, e que o vêm batendo recordes. Provavelmente a ideia era o de fazer nervoso, mas Vettel não reagiu a mais este "soundbyte" do "Principe das Asturias". Mas mesmo assim, as declarações de Alonso cairam mal, porque dizer que foi o projetista que deu os recordes, as poles, as vitorias e os títulos, em vez de ser o piloto, é revelador de um ciúme por Sebastian Vettel, que em menos de cem Grandes Prémios, conseguiu mais do que ele. 

É certo que Adrian Newey é o melhor projetista dos úlimos vinte anos, e que as suas criações na Williams, McLaren e agora Red Bull, deram títulos a Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill, Jacques Villeneuve, Mika Hakkinen e agora, Sebastian Vettel. E até Ayrton Senna disse certo dia que estaria disposto a correr de graça - ironicamente, acabou por morrer. Mas se Alonso diz que  todos os pilotos que guiam carros desenhados por ele, inevitavelmente acabam por ser campeões, então... o que dizer de Mark Webber, que está na Red Bull desde 2007 e não ganhou qualquer título? 

Por outro lado, as declarações de Alonso podem ser lidas como um recado à Ferrari, que não tem carro para o apanhar os Red Bull. É que nos últimos dias, tem surgido noticias de que existem queixas sobre o facto de os mais recentes pacotes aerodinâmicos não satisfazerem Alonso e de haver queixas e criticas dentro de Maranello sobre coisas como o túnel de vento, que aparentemente terá de ser... recalibrado.

Em suma, o mau chassis que foi desenhado no inicio do ano e que Alonso tentou menorizá-lo, vencendo corridas a meio da época em condições extremas, voltou a aparecer. Poderiam ter contratado James Key, o projetista que esteve na Sauber no inicio do ano e projetou o excelente carro que eles têm nesta temporada, mas deixaram escapar para Faenza, sede da Toro Rosso, no lugar de Giorgio Ascanelli. Provavelmente no ano que vêm, Fernando Alonso poderá ter ao seu lado, numa grelha de partida qualquer, a companhia de Daniel Ricciardo ou de Jean-Eric Vergne...

Claro, mesmo com essas contrariedades, Alonso não perde a esperança: "Temos que fazer uma boa partida, tentar passar algum dos McLaren na largada ou na primeira reta e pressionar os Red Bull. Se tiverem uma corrida fácil e ninguém os pressionar, certamente que terão uma prova fácil, por isso há que atacar durante toda a corrida como se fosse uma qualificação para levar ao limite a mecânica dos seus carros ou qualquer coisa que possa acontecer".

Mas toda a gente já tem na cabeça a ideia de que Sebastian Vettel irá ser o tricampeão mais jovem de sempre da Formula 1. E provavelmente conquistará esse titulo em Austin, no próximo dia 18 de novembro, mesmo que Fernando Alonso não queira que isso aconteça. Vai ser um sapo dificil de engolir por parte dele, mas pode ser que até lá cresça o suficiente para ser homenzinho e aceitar a derrota.

6 comentários:

Rafael Schelb disse...

Alonso, o rei do mimimi... É lógico que o fato do carro da Red Bull ter melhorado, ajuda o Vettel, mas aí também cabe uma pergunta: Se fosse outro piloto, será que conseguiria ajudar a equipe a melhorar o carro? A verdade, é que o Alonso já sabe que não vai dar pra ele, e já tá começando a arrumar desculpa...

Julio Cezar Kronbauer disse...

Fernando Alonso não deixa de ter certa razão.

Quando se tem um carro bom, basta fazer sua parte, começando e terminando a prova sem se preocupar com os outros.

Já quando se tem um carro ruim, precisa se superar e pensar em como superar os outros. Anda-se muito perto do limite o tempo todo, e a chance de erro para todos, não só o piloto, é muitíssimo maior.

Michael Schumacher está aí para provar que ninguém faz milagre com carro ruim.

Mas Alonso quis 30 milhões por ano. A Ferrari foi a única que correu atrás. Ele sabia da bagunça que era a equipe. Agora aguenta...

Unknown disse...

Nada contra o vettel. É um grande piloto. Mas até 2010 a rbr não tinha carro para ganhar títulos e quando teve protegeu o vettel. Quando a hora chegou, deram para trás no webber e escolheram o vettel. Por isso o webber não vai ganhar nenhum título na F1. O seb é muito bom piloto. Mas não deixa de ser outro schumacher. Grande piloto sim, mas com um carro e uma estrutura ainda melhor.

juniorcaixote disse...

O alonso (caixa baixa mesmo), é um baixa de um chorão. Pode até ser o cara que tem o maior talento dentre esses que estão correndo hoje. Mas nunca será grande. O dia que deixar de mimimi e correr como homem, quem sabe será um dos grandes.

RodIshiCi Mobile disse...

Mesmo que Alonso seja o melhor piloto no grid atual (o que não necessariamente seja verdade, visto que, na única vez que correu em condições de igualdade na equipe contra um piloto diferenciado, perdeu a disputa interna), não quer dizer que seja tão melhor assim.
Que o carro da RBR está melhor no momento, parece ser fato, visto que Webber anda na frente das outras equipes também, mas a Ferrari não tem uma carroça ou um carro tão brutalmente inferior, ou Massa não teria feito o que fez nas últimas corridas.

Além disso, os pilotos contribuem pro desenvolvimente do carro, ou isso não ocorre mais?

Felipe Maciel disse...

Como piloto o Alonso realmente é muito bom. Mas pra reclamar dos outros, ele é melhor ainda.

A parte ruim fica por conta desse tipo de discurso. Quando ele vence, foi Alonso quem venceu. Quando ele perde, foi a Ferrari que perdeu.