terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Seis anos depois

Seis anos passam num sopro. E ver este blog após este tempo todo, pergunto-me se esperava todo este alcance. Claro que não, nada: apenas combinei o meu gosto por automobilismo com a minha necessidade e gosto de escrever, aproveitando os conhecimentos adquiridos durante o meu curso de jornalismo.

Já caminhei muito longe nesta aventura, e tive muitos frutos de todo este trabalho: muita gente a admirar o meu trabalho, ser convidado para programas, outros sites, podcasts e até uma revista online, e em tudo isso fui sempre o melhor profissional possível. Consegui até publicar um livro, algo que achava não impossível, mas altamente improvável. Pois bem, ele aconteceu, e espero que um dia volte a publicar outro.

Mas nesta altura do campeonato, vou ser honesto e de coração aberto: seis anos depois do inicio da aventura, estou numa encruzilhada. É certo que este blog me tornou conhecido. Sei que sou lido e as minhas opiniões são respeitadas, mesmo que por vezes, atiro completamente ao lado. Por vezes cedo aos rumores, mesmo que seja muito cauteloso naquilo que digo. Mas os aspectos positivos, muitos que sejam, esbarram contra uma velha frustração, que cresce a cada dia: não ter conseguido converter isto em algo palpável. Dinheiro. Viver disto o suficiente para pagar as contas e não procurar outra coisa. 

Só muito recentemente é que comecei a ganhar algum deste blog, e mesmo assim ainda não chega. Mas ao longo deste tempo, tive imensas esperanças e ilusões e igual numero de frustrações, a maior das quais é a do site. Construir um site profissional, do qual possa render alguma coisa para mim foi sempre um objetivo, do qual tentei mais a sério no ano passado e acabou por não resultar, porque a pessoa que o fez acabou por não fazer a sua parte. A minha sorte e que não lhe dei dinheiro algum, porque caso contrário, a frustração teria sido ainda maior.

E por causa destas e de outras coisas que sinto ter chegado a uma fase "cinzenta". Não sei se é por um excesso de trabalho, falta de dinheiro ou outra coisa qualquer, mas sinto uma vaga frustração por não ver um maior progresso. E questiono-me se tudo isto servirá para continuar. Creio que sim, mas preciso de ganhar dinheiro, ter algum no fim do mês para poder cumprir a segunda parte do meu "plano de independência". É muito bonito escrever sobre o que quiseres, sem limites. Mas quando ficas desempregado - como já estive várias vezes - tens de dar passos atrás para continuares a ser feliz naquilo que fazes. E é frustrante.

Tenho vontade de continuar, bastante. Mas acho que há muito tempo que busco aquela compensação financeira que tento fazer com que mereça. Mas as frustrações acumulam-se e francamente, estou a pedir ajuda a vocês. Clicar nas minhas publicidades de forma diária, para aliviar as minhas finanças, ou a doar, de modo frequente - há uma coisa dessas no canto superior esquerdo deste blog - para que possa fazer coisas como, por exemplo, construir o site que tanto desejo fazer. De uma certa forma, se não podem doar, ao menos cliquem nas minhas publicidades. Pelo menos uma  fez por dia. 

Mas não é só aqui que quero que essas frustrações terminem. É também nos outros projetos do qual estou envolvido, porque acredito neles e não queria que terminassem, porque as outras pessoas não sabiam - ou não queriam - dar o salto.

Enfim, desculpem-me este desabafo, num momento em que deveria ser festivo. Estamos no Carnaval - que por coincidência, calha no aniversário do blog - mas apesar da consciência que tive, desde o inicio, que este caminho iria ser longo e dificil, mesmo os mais empedernidos tem os seus dias maus. E este aniversário calha numa altura má. Talvez em breve apareça uma fase melhor, mas por agora, só vejo tudo mau.

Mesmo assim, desejo continuar. E agradeço a todos os amigos que fiz pelo caminho, e os admiradores que sei que existem aos montes, e que muitos deles me disseram que começaram os seus cantos por minha causa. Com isso, sei que já causei um impacto que nunca pensei causar. 

E só por isso, quero agradecer a todos vocês.

3 comentários:

Walter disse...

Com tamanha recessao em Portugal, seria injusto com o destino esperar ganhar dinheiro a esta altura.
Espero que voce tenha a paciencia e a resiliência nesse momento tão complicado da economia e, mais particularmente, dos media.
Se for outra a sua decisão, obrigado por esses bons anos.
Saúdo a coincidência de que seu "moto", sacado da frase de Bruce McLaren, tenha sido recém dramatizado, no lindo video dos 50 anos de Bruce. Voce tem seis anos de realizações.

Juanh disse...

Fuerza Paulo, a seguir adelante con este gran blog y tus proyectos.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

Paulo Abreu disse...

Paulo, meu parabéns por mais um ano de existência do Continental Circus. E por mais que esteja numa situação difícil (assim como eu também), espero que continue com este trabalho.
Acredito que consiguirá realizar teus sonhos num futuro próximo.
Um grande abraço do seu xará e vida longa a você e ao blog.