terça-feira, 19 de março de 2013

Vende-se: Mercedes campeão do mundo

Esta vem hoje na Top Gear britânica: um dos Mercedes de Formula 1, guiado por Juan Manuel Fangio na temporada de 1954, está à venda. 

Não é um modelo qualquer, pois este W196, chassis numero seis, foi guiado por ele nos Grandes Prémios da Alemanha e da Suiça desse ano, e deu a "El Maestro" (ou "El Chueco") duas vitórias seguidas, importantes para a conquista do campeonato daquele ano. E ainda por cima, nessa corrida de Nurburgring, ele o venceu depois de nos treinos, o seu compatriota e amigo Onofre Marimon sofreu um acidente fatal. 

Quando o carro foi apresentado, no GP de França desse ano, com o modelo "streamliner", representou um enorme avanço na Formula 1 na altura: o motor era de injeção direta, as suas suspensões eram independentes, os seus travões estavam dentro da estrutura, de forma a que o seu centro de gravidade estivesse o mais baixo possivel. E quando entrou em cena, a marca alemã dominou, vencendo dois títulos de pilotos seguidos, em 1954 e 1955, com Fangio e o britânico Stirling Moss ao volante, para além de outros pilotos como os alemães Karl Kling e Hans Hermann.

O preço-base deste carro não está ao alcance de qualquer bolsa: cinco milhões de libras. Esteve até agora nas mãos de um colecionador privado e não é visto em público há quase 30 anos. Vai a leilão a 12 de julho pela Bonhams, depois de uma demonstração no Goodwood Festival of Speed. 

Já agora... faço anos nesse dia, se alguém quiser fazer uma oferta pelo carro e quiser dar-mo de presente, tenho uma garagem pronta para o receber... :)

Sem comentários: