segunda-feira, 3 de junho de 2013

Youtube Karting Crash: O acidente fatal de Carpina, Pernambuco


Quem me mandou esta foi o Jaime Boueri. O acidente ocorreu ontem, na cidade de Campina, noi estado brasileiro de Permanbuco, e o piloto, de 32 anos, acabou por morrer, aparentemente depois de ter batido com a cabeça num poste. Já aviso os mais sensíveis: o video do impacto é bem forte.

Pelo que andam a dizer, a corrida era clandestina, logo, não era sancionada nem pela entidade nacional, nem pela entidade estadual. Entendia-se que era uma pista de rua, com segurança mínima, onde um azar - e certo, um azar - tem um potencial imensamente fatal do que aconteceria, por exemplo, numa pista de karting de verdade, numa prova sancionada localmente.

Mais do que apontar dedos a A, B ou C, acho que se deve pensar a razão pelo qual uma organização com esta decidiu fazer uma prova de karting naquelas condições, porque aquilo não é Angola, onde apesar das condições, as provas são organizadas pela Federação e tenta-se dar um ar de profissionalismo. É porque as inscrições são caras? É porque as pessoas não querem a demasiada burocracia existente naquele sitio? É porque aquilo rende dinheiro e este fica nas mãos de poucos, que não querem distribuir o bolo por mais gente? 

É que no final, acabou por morrer uma pessoa que terá familia, que eventualmente tinha um emprego, e que queria divertir-se naquela tarde de domingo. Aposto que até não tinha seguro para cobrir este tipo de riscos. Agora, como vai ser? 

Suspeito que a culpa, no final, irá falecer solteira.

1 comentário:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Um vídeo feito do outro lado da pista: http://www.youtube.com/watch?v=yyzp1EwvLDY