segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Noticias: Sauber continua em maus lençóis

Em tempo de férias, as noticias de hoje falam sobre a Sauber. É que apesar o anuncio de que a equipa suíça ter conseguido financiamento russo, parece que o dinheiro ainda não chegou à sede, em Hinwill. E a "Bild in Sontag", publicação alemã, fala que as dividas são tao grandes que Colin Kolles está disposto a arranjar outros parceiros para comprar a marca.

Segundo o jornal, as dividas que a equipa fundada por Peter Sauber e que está na formula 1 desde 1993 têm dívidas a rondar os 80 milhões de euros. E desses, 35 milhões têm a ver com pagamentos a fornecedores, enquanto que o resto têm a ver com dividas à Ferrari pelos motores, e salários em atraso. Dois dos exemplos ditos no jornal é que Esteban Gutierrez ainda não recebeu qualquer salário nesta temporada, e Kamui Kobayashi, que já não é piloto da marca, tem a reclamar um pagamento de 2,5 milhões de euros. 

A matéria fala que o acordo com os russos poderá ser "letra morta" se a equipa suiça não cumprir com a sua parte do acordado. E que estes exigem que dê um lugar a Serguei Sirotkin, piloto de 18 anos que está este ano na World Series by Renault. Apesar de ser um bom piloto, muitos concordam que ele é "demasiado verde" para ser piloto de Formula 1.

E por causa de todos estes problemas que Monisha Kalternborn pensa em vender a sede em Hinwill, e se fala nos bastidores de que Colin Kolles está a tentar juntar um grupo de investidores para adquirir a marca, ou uma parte dela. Kolles - que não tem grande reputação na Formula 1 - já foi o dono da Midland e da HRT, e parece que deseja voltar a esse mundo.  

Em jeito de conclusão, podemos dizer que a Formula 1, tal como a conhecemos, precisa de colocar um teto orçamental para os seus gastos, sob pena de a vermos "rebentada" e reduzida para metade. É que tirando os quatro do costume (Ferrari, McLaren, Mercedes e Red Bull), todos os outros acabam o ano com prejuízos ou dependem demasiado de patrocinadores para sobreviver. Olhem a Lotus, que apesar de desmentir ter salários em atraso, teve prejuizos superiores a 50 milhões de euros em 2012...

Sem comentários: