quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Vende-se: Honda NSX de 1993

Descobri essa no blog do Flávio Gomes: está à venda em Albufeira um Honda NSX negro, o numero 999 da série, com matricula de 1993. Porque falo deste exemplar do primeiro supercarro japonês? Porque o vendedor jura a pés juntos que pertenceu... a Ayrton Senna. Ele até afirma que no tapete ainda têm as impressões dos seus pés. O preço? 48,5 mil libras, cerca de 50 mil euros, e tem 31 mil milhas no conta-quilómetros.

Gosto é do título do artigo em inglês: "God's footprint". Acho um piadão...

Piadas à parte, é certo que Senna tinha três carros da marca quando ficava em Portugal, na sua casa da Quinta do Lago. Por acaso já passei ao largo dela, em 1997. Costumava passar férias na Quarteira, não muito longe dali, e o sitio parece um bairro ao largo de tudo o que está à volta, entre aí e Faro, que não distava mais do que uns 15 quilómetros. Muito agradável, mas com aquele tipico ar de milionário.

Para além dessa casa, Senna costumava ficar em mais uma, na zona de Sintra, que pertencia ao seu amigo Antônio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha. De origem portuguesa, era um banqueiro que se tornou dono da Atlântica Seguros e que ficou milionário quando a vendeu para a Bradesco. Com dinheiro a sair dos bolsos, decidiu acompanhar o automobilismo e fazer amizade com Senna. E por causa disso, lhe ofereceu a tal casa. E sabia que ele andava com mais um Honda NSX, esse de cor vermelha, e do qual até há uma foto onde se vê a lavar esse carro. 

Onde será que andará esse carro vermelho? Espero que esteja numa garagem, em boas mãos...

PS: o José Francisco Correia falou-me na página do Facebook da Motorart que o tal Honda NSX vermelho está também no Algarve e está numa grande coleção pertencente ao representante da Honda em Portugal (a marca cedia sempre esse carro sempre que o piloto brasileiro vinha cá). Bom saber que está perfeitamente conservado e em boas mãos. Chegou a estar à venda há uns anos, mas nunca encontrou um comprador.

2 comentários:

lobo solitario disse...

Caro Paulo Teixeira,
é provavelmente que esta noticia seja verdadeira, pois, sei que a casa do Ayrton (que por acaso também se encontrou à venda recentemente) na altura do seu falecimento foi comprada pelo Rubinho,os 2 NSX também ficaram no algarve, sendo que um deles ficou para o vizinho do lado, que o quis guardar da cobiça desmesurada dos coleccionadores, só não sei se é o preto ou o vermelho...

Unknown disse...

Caro Senhor, Eu sou o atual proprietário do carro que era do Braguinha e que vem mencionado no livro da Adriane. Tenho toda a documentação que o prova e é bem conhecido da Honda Portugal. Ainda não consegui fotografia do Ayrton com ele mas sei que um dia vai aparecer alguma. Estou tentando todos os meios para contactar Braguinha ou Adriane.
Cumprimentos