sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Os detalhes da escolha de Kimi Raikkonen na Ferrari

Aos poucos, os pormenores sobre o regresso de Kimi Raikkonen à Ferrari estão a surgir na imprensa, e começam a ter contornos de novela. E tudo indica que o regresso do piloto finlandês a uma casa onde esteve entre 2007 e 2009 não é mais do que uma aposta pessoal de Luca di Montezemolo para "agitar as águas" em Maranello, pois a renovação de Felipe Massa por mais uma temporada esteve em cima da mesa até ao último momento, e era algo defendido por pessoas como Stefano Domenicalli.

O diretor desportivo da Scuderia afirmou há uns dias na Autosport portuguesa que “tivemos uma reunião para analisar a situação e decidimos que a renovação do contrato [de Felipe Massa] era uma das possibilidades em equação, talvez até a mais provável”. A situação do piloto brasileiro mudou devido a uma “série de corridas difíceis para ele e para a equipa e acabámos por entender que a melhor escolha, para ambas as partes, era fazer uma mudança”, explicou. Contudo, o jornal diz que todas as hipóteses estiveram em cima da mesa, incluindo a substituição de Fernando Alonso por Kimi Raikkonen, mantendo Felipe Massa na marca.

Mas com Luca di Montezemolo com a última palavra e esta a decidir por uma dupla de campeões do mundo que já não existia desde 1953,  tinha um obstáculo mais dificil: o próprio Kimi Raikkonen. É que as relaçoes entre ambos eram frias, desde que ele dispensou o finlandês no final de 2009, e Raikkonen recriminou o presidente por mais do que uma vez, ao longo destes últimos dois anos na Lotus. 

Mas de acordo com a cadeia de televisão finlandesa MTV3, Raikkonen incluiu nas negociações uma clausula inusitada: a exigência de um pedido de desculpas oficial da parte de Montezemolo. E obteve-a, de acordo com o jornalista Oskari Saari: "Entendi que o pedido de desculpas foi uma exigência do próprio Kimi antes de prosseguirem as negociações, e que fosse feita por Montezemolo em pessoa". 

Com isso feito, as coisas prosseguiram até ao momento da assinatura, enterrando o "machado de guerra" entre ambas as personagens. Resta saber como vai ser a convivência entre ambos os pilotos a partir de 2014...

2 comentários:

Rodrigo Felix disse...

Kimi Raikkonen = macho

Robson Santos disse...

Kimi Raikkonen = Chuck Norris