sábado, 28 de dezembro de 2013

Youtube Motorsport Tribute: a cultura japonesa de Le Mans

O Japão adora Le Mans, isso é um facto. Todos sabe que a Toyota têm a clássica da Endurance "pendurado" na sua garganta, porque tenta ganhar há muitos anos e nunca conseguiu, tal como aconteceu com a Formula 1 na década passada. Mas a Mazda (que ganhou em 1991) e a Nissan têm planos de regressar a Le Mans num futuro próximo, com carros híbridos ou elétricos.

Mas essa paixão vai para além das marcas. Isso está imprimido na cultura "petrolhead" japonesa. Tanto que algumas pessoas têm a possibilidade de andarem com modelos - ou réplicas - de carros que estiveram em eras passadas... na estrada! Há uns tempos falei de um 962, e agora pode-se ver aqui um Jaguar XJ220 que esteve em La Sarthe em 1993 e 1995, bem como se pode ver a demonstração do Mazda 787B que Johnny Herbert, Wolker Weidler e Bertrand Gachot levaram à vitória em Le Mans.

Confesso que me varreu a pessoa de onde vi este video pela primeira vez, desculpem... mas vejam, vale a pena.

1 comentário:

Kakazu Motorsports disse...

Outra categoria que os Japoneses gostam é o WRC, qndo estive no JP via muitas replicas de Subaru Impreza WRC do McRae ou do Solberg, Ja vi um Celica GT-Four com pintura da Castrol.......