quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Que chata esta McLaren, hein?

Para além de Jules Bianchi e do branqueamento do relatório da FIA, para além do calendário de Formula 1 e o delirio coreano, que pode não ser mais do que uma maneira para que certos regulamentos não entrem em vigor, por estes dias temos outra saga. E esta veio de Woking. Ela dura desde há algum tempo, desde ainda antes do final da temporada, quando Fernando Alonso disse que iria abandonar a Ferrari, depois de cinco temporadas de bons serviços. 

E desde então se fala que qual, entre os dois pilotos atuais, Jenson Button e Kevin Magnussen, é que irá sair fora para dar o lugar ao espanhol de 33 anos que, provavelmente, terá o seu salário pago (em parte ou na totalidade) pela Honda. O problema é que isto anda assim desde há várias semanas e... nada. Falava-se que as coisas seriam resolvidas a 1 de dezembro, mas dpeois seria adiado para esta quinta-feira. E chegado o dia, a tarde, e... nada. Nada ainda. Nada se resolve. E as pessoas ficam chateadas.

Para explicar esta saga, nada como ler os "insiders" e ver o correio anterior. E um deles, o Joe Saward, afirma hoje que o Ron Dennis anda em paragens dinamarquesas para encontrar dinheiro. Sitios como a Saxo Bank e a Lego (isso mesmo, a Lego!) foram visitados por Ron Dennis com um objetivo em comum: arranjar dinheiro para comprar uma parte da McLaren que pertence a Mansour Ojjeh, o seu sócio de longa data e dono da TAG - Technics D'Avant Garde. Ojjeh foi operado no ano passado para fazer um transplante de pulmões que lhe correu bem, mas que o colocou fora de ação por muito tempo. 

E Ron Dennis quer aproveitar este tempo para comprar as ações necessárias para controlar a empresa, e isso poderá demorar tempo, porque é essa a prioridade. Para frustração dos fãs, entre outras coisas. Mas o facto de Dennis procurar crédito dinamarquês poderá indicar que ele já escolheu Kevin Magnussen como piloto para 2015, no novo McLaren-Honda. E isso colocaria Jenson Button, veterano de 15 temporadas e a fazer 35 anos no próximo dia 19 de janeiro, de fora da Formula 1 e provavelmente a caminho da Endurance. O brasileiro Victor Martins até dá um local: a Audi, correndo no lugar de... outro dinamarquês, Tom Kristensen.

E é por causa de Button que as pessoas dentro da McLaren andam à briga. Ojjeh gosta dele e sabe que a sua experiência é imprescindível, e com Alonso, seria uma dupla tremendamente experiente, mas Ron Dennis é bem mais ativo e desde que reassumiu a secção automobilística, no inicio do ano, e ele prefere a velocidade à experiência, pois esta têm com Alonso, que poderá ter assinado o último grande contrato da sua carreira.

Veremos no que vai dar, mas as movimentações de Dennis em Copenhaga poderão afirmar muita coisa. O chato é que poderemos esperar mais seis semanas para que tudo se resolva. 

Sem comentários: