segunda-feira, 30 de março de 2015

M***** que o Bernie diz e que a imprensa adora colocar

Sempre que Bernie Ecclestone abre a boca, tenho sempre a sensação de que vai dizer asneira. Normalmente não dou qualquer importância ao que ele fala e do qual os papagaios escrevem, mas hoje dou uma excepção pelo facto de ele ter defendido uma espécie de Formula 1 feminina, que deveria fazer corridas antes da corrida principal, à semelhança que há com a GP3 ou a GP2. 

Numa entrevista ao jornal britânico The Guardian, afirmou: "Eu pensei que seria uma boa idéia para dar-lhes uma montra. Por alguma razão, as mulheres não estão a aparecer - e não porque não queremos que elas venham. Elas podem atrair muita atenção e publicidade e, provavelmente, um monte de patrocinadores."começou por afirmar.

"Nós temos que começar por algum lado então eu sugeri para as equipes que temos um campeonato separado e talvez dessa forma, seremos capazes de trazer algo interessante para a Formula 1. Eles poderiam correr antes do evento principal, ou talvez no sábado da qualificação de modo que eles tenham o seu próprio interesse.

"É apenas uma ideia neste momento, mas eu acho que seria ótimo para a Formula 1 e para todo o fim de semana de grande prémio.", concluiu.

Susie Wolff, a piloto de reserva da Williams, já disse que essa não é uma boa ideia:

"Não é definitivamente o caminho certo a seguir", começou por afirmar. "Primeiro de tudo, eu não sei de onde você conseguiria encontrar uma grelha completa de pilotos do sexo feminino suficiente bons", continuou.

"Em segundo lugar, eu corri toda a minha carreira no automobilismo como uma concorrente normal. Por que eu iria estar numa corrida onde só competiria com mulheres? Eu posso dizer que não me interessaria nada ganhar tal corrida. Eu preferia não estar nessa corrida, porque o que eu estou ganhando? Uma corrida onde eles apenas foram buscar mulheres para encher a grelha", concluiu.

O que mais me chateia no meio disto tudo nem é a ideia da Formula 1 feminina e a estupidez que é esta ideia, para além de as relegar a um gueto que não ajuda na promoção das mulheres do automobilismo. E o facto de as pessoas ouvirem ainda as ideias de um anãozinho de 84 anos, que há mais de quarenta anda no paddock da Formula 1 a contar os milhões que já conseguiu neste negócio. Toda a gente com dois dedos de testa entende que essas ideias não são inteligentes, não são úteis, mas ouvem-no na mesma. 

Deixem-me fazer uma pergunta: quantas dessas ideias dele foram para a frente nos últimos dez anos? Nenhum, pois não? Mas todos falamos delas e exprimimos o nosso desagrado. E quantos é que pensaram realmente no objetivo de todos estes disparates? É para nos distrairmos dos problemas reais que atravessam a Formula 1. O avô Bernie é perito em colunas de fumo, do qual só caem quem quer. Só tenho pena dos papagaios que pegam nisto e colocam nos seus sites e jornais. Há muito que sei que tudo o que diz é propaganda, mas pronto, se acham que é divertido falar naquilo que diz, ótimo. Só cai quem quer.

E sobre a história das mulheres no automobilismo, só digo isto: acredito nelas mas acredito na meritocracia. E elas têm de fazer dez ou cinquenta vezes mais e melhor para alcançarem o respeito dos seus pares. E ver por exemplo, uma Carmen Jordá no "paddock", como vi na Austrália e na Malásia, faz mais mal do que bem.

Sem comentários: