sábado, 17 de junho de 2017

ERC 2017 - Rali do Chipre (Dia 1)

O rali do Chipre tem fama de ser durissimo, e esta ano confirmou isso. No final do primeiro dia, todos os candidatos estão fora de prova: o polaco Kajetan Kajetanowicz e o português Bruno Magalhães já sairam do rali (sairam no mesmo lugar e tudo!), que é liderado por Nasser Al Attiyah.

Depois da ordem de partida na sexta-feira, o rali começou hoje em passagens de terra (quase de areia!) o rali começou com a primeira passagem por Kalo Chiorio, onde Nikolay Gryazin conseguiu ser o melhor, 0,1 segundos na frente de Nasser Al Attiyah. Kajetan Kajetanowicz foi o terceiro mais rápido perdendo 10,1 segundos, enquanto que Bruno Magalhães foi o sexto, a 38,1 segundos. Mas no final, ele disse que foi prejudicado pelo carro de Murat Bostanci.

“[O piso] estava muito escorregadio, os pneus não são os melhores. O tempo não é minha culpa. Tentei manter a concentração quando estava na poeira do Murat Bostanci [por causa de um furo] nos últimos 10 quilómetros”, comentou, no final da especial.

O segundo troço acabou por ser neutralizado a partir do tempo de Bruno Magalhães, por causa da caixa de velocidades quebrada de Deniz Denner. O piloto tinha feito o terceiro melhor tempo na especial, ficando atrás do local Rauf Dektas e do alemão Albert Von Thurn und Taxis.

Magalhães perdeu mais tempo na terceira especial, ao ser sexto na etapa, atrás de todos os seus adversários. Tinha perdido cerca de um minuto e 13 segundos, e acabou a manhã no quarto lugar, na super-especial de Asfalistiki. E no final da manhã, o piloto da Skoda esperava ter o tempo recuperado, para poder lutar melhor pela vitória. E era por causa disso que estava confuso.

Mas a confusão estava já "resolvida" na quinta especial, a segunda passagem por Kalo Chorio. Bruno Magalhães tinha sido o terceiro na especial e subira ao terceiro lugar da especial, aproveitando a desistência de Nikolay Gryazin, que ficou parado na especial depois de ter danificado o radiador do seu Skoda Fabia R5: “Tenho o para choques danificado devido a uma pedra na estrada, que está cada vez mais saliente à passagem dos concorrentes” comentou Bruno Magalhães.

A sexta especial foi a marcante: Kajetanowicz, Magalhães e Bostanci acabaram no mesmo local, marcando totalmente este rali. Al Attiyah foi o grande beneficiado, vencendo com 9,7 segundos sobre o local Alexandros Tsouloftas e o russo Nikolay Gryazin. E até ao final do dia, Attiyah controlou o seu andamento, pois ficou com mais de três minutos e 19 segundos sobre Tsoulofas. Outro local, Panikos Polycarpou, é o terceiro, num Mistubishi Lancer Evo IX.

Amanhã termina o Rali do Chipre, com a realização de mais oito especiais.  

Sem comentários: