domingo, 18 de fevereiro de 2018

WRC 2018: Rali da Suécia (Final)

Thierry Neuville conseguiu levar a melhor sobe a concorrência no último dia do Rali da Suécia e deu à Hyundai a sua primeira vitória do ano, na frente de Craig Breen e de Andreas Mikkelsen. Foi uma vitória merecida, mas puxada, e que aproveitando a classificação modesta de Sebastien Ogier, acabou por o colocar agora na frente do campeonato, passadas que estão duas provas deste Mundial.

Com apenas três especiais para cumprir neste último dia, apenas um acidente é que iria mudar a classificação de forma dramática, apesar dos três primeiros rodarem relativamente próximos um do outro. Tanak venceu a primeira especial do dia, a primeira passagem por Likenas, 1,3 segundos na frente de Esapekka Lappi, enquanto que Thierry Neuville, mais descansado, era apenas 11º, a 16,2 segundos, apesar de ter perdido oito segundos para Breen, quarto na especial.

Na segunda passagem pela mesma classificativa, Lappi foi de novo o melhor, mas Neuville foi o segundo, a 1,9 segundos, praticamente garantindo a vitória, já que Breen foi o terceiro, a 3,3 segundos. Agora só faltava ver quanto recolhia no Power Stage.

Ali, Lappi voltou a ser melhor e recolheu cinco pontos extra pela vitória. Sebastoien Ogier foi o segundo, a 1,3 segundos, na frente de Andreas Mikkelsen, a 1,9 segundos, e Thierry Neuville, a 4,2.

No final, Neuville venceu sobre Breen por 19,8 segundos. Para o irlandês, foi a sua melhor classificiação de sempre num rali onde ele não era nada "nórdico", na frente de outro mais familiarizado com este tipo de superfície, Andreas Mikkelsen. Esapekka Lappi foi o quarto e o melhor dos Toyota, a 45,5 segundos do vencedor, na frente de Hayden Paddon, a 54,4. Mads Ostberg foi o sexto, e o segundo melhor dos Citroen, a um minuto e 15 segundos.

Jari-Matti Latvala foi o sétimo, a dois minutos e cinco segundos, e o segundo melhor Toyota deste rali, na frente de Teemu Suninen, da Ford, e a fechar o "top ten", o Toyota de Ott Tanak e o Ford de Sebastien Ogier.

No campeonato, Neuville é o novo líder do campeonato, com 41 pontos, dez a mais do que Ogier. O WRC volta à ação em terras mexicanas, entre os dias 8 e 11 de março. 

Sem comentários: