quinta-feira, 24 de maio de 2018

GP Memória - Mónaco 1998

Duas semanas depois de terem corrido em Espanha, a Formula 1 rumava para o principado, na sexta prova do Mundial de Formula 1. Num duelo entre Michael Schumacher de Mika Hakkinen, onde o finlandês ganhava de três corrida a uma (mais uma prova vencida por David Coulthard), os McLaren eram os claros favoritos à vitória. Aliás, à chegada ao Mónaco, Hakkinen tinha doze pontos de avanço sobre o alemão da Ferrari.

Depois de duas sessões de treinos, o melhor foram os McLaren: Mika Hakkinen foi melhor do que David Coulthard, com Giancarlo Fisichella a ser melhor que Michael Schumacher, ficando com o terceiro lugar na grelha de partida. Heinz-Harald Frentezen era o quinto, no seu Williams, na frente de Alexander Wurz, no segundo Benetton. Eddie Irvine era sétimo, na frente do Arrows de Mika Salom que surpreendia o pelotão, e a fechar o "top ten" estavam o Sauber de Johnny Herbert e o Prost de Jarno Trulli.

Ricardo Rosset não conseguiu qualificar pela segunda vez consecutiva o seu Tyrrell.

Na partida, os McLaren sairam perfeitamente, com Fisichella a ficar em terceiro, na frente de Schumacher. Os carros afastaram-se do resto do pelotão, enquanto Irvine conseguia passar Frentzen para ser quinto... de um forma pouco ortodoxa, batendo nele. Irvine safou-se, o alemão da Williams, não. Pouco depois, na volta 18, o motor de Coulthard explodiu e Fisichella era segundo.

Schumacher parou primeiro, na volta 30, para reabastecer, com Fisichella logo depois. Mas o alemão foi melhor e ficou na frente, indo atrás de Alexander Wurz, que ainda não tinha parado. Eventualmente, Schumacher apanhou-o e tentou passá-lo ao pé do gancho do hotel Loews, mas Wurz resistiu e ambos tocaram-se. Schumacher ficou com danos e arrastou-se até às boxes, e quando voltou à pista, perdeu três voltas para o líder. Quanto a Wurz, não foi longe: um acidente bem forte à saída do túnel deixou o carro todo destruído.

Depois disto, não houve grande coisa até ao final. Jean Alesi andou muito tempo no quarto lugar, até ter problemas com a caixa de velocidades e retirar-se, na volta 72.

No final, Mika Hakkinen venceu pela quarta vez na temporada, com Fisichella em segundo e Irvine em terceiro. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram Mika Salo, no seu Arrows, Jacques Villeneuve, no seu Williams, e Pedro Diniz, no segundo Arrows.  

Sem comentários: